Painel Garmin G 3000 – O futuro já chegou
Garmin G 3000 revoluciona o pouso automático de emergência com o sistema Autoland
Sempre a frente do seu tempo, ao longo dos anos a Garmin vem surpreendendo o mercado, elevando o padrão de seus painéis e, por consequência, da navegação nos mais diversos modelos de aeronaves.
Desta vez, a novidade ficou a cargo do Garmin G 3000, que promete mudar para sempre a aviação com seu sistema Emergency Autoland (Pouso Automático de Emergência), admitindo que a aeronave faça quase todo o procedimento de pouso sem precisar interagir com o piloto.
O equipamento traz uma terceira camada de automação que pertence ao pacote Autonomi e já vem adaptada ao seu convés de voo integrado.
A novidade permite ao passageiro acionar facilmente o sistema Autoland a partir do toque de um botão, em caso de emergência. A visualização na tela, nesse caso, é pautada no conceito de experiência do usuário, altamente utilizado na tecnologia de produtos para consumidores finais como celulares, computadores e tablets.
Para aumentar as chances de assertividade quanto à leitura dos dados por pessoas leigas, em momentos de crise, os monitores de voo do G3000 fornecem dicas visuais simples e comunica verbalmente as próximas intenções, recomendando, por exemplo, que o passageiro fale no rádio, e orientando como operar a porta da cabine assim que o avião e o motor estiverem parados.
A automação possui frenagem imediata e conta com acelerador automático que dirige o sistema de pressurização da cabine, os flaps e o trem de pouso.
O sistema é capaz de determinar o aeroporto e a pista ideais, calculando por GPS a aproximação precisa e realizando a aterrissagem nessa direção, considerando-se o clima, o terreno, o comprimento da pista, os obstáculos e as capacidades de desempenho da aeronave.
Além disso, ele informa a quantidade de combustível a bordo e a emergência nas instalações apropriadas do ATC ou Unicom.
O ideal é acionar o Autoland somente em situações reais de emergência ligadas a incapacidade de condução do piloto. Ele pode ser desconectado, quando necessário, com um interruptor junto ao sistema do piloto automático.
Caso o avião necessite de mais tempo para iniciar corretamente a aproximação por instrumentos, no momento do pouso, o Autoland sobe instintivamente e voa com um modelo de conservação, enquanto a aceleração automática coordena a relação entre velocidade e altitude.
Assim que chega, a frenagem automática é empregada e o sistema identifica a linha central da pista, parando a aeronave corretamente.
O Autonomi também possui aplicações pautadas no piloto automático, abrangendo Estabilidade e Proteção Eletrônicas (ESP), Modo de Descida de Emergência (EDM) e a inovação trazida pela terceira camada, por meio do Pouso Automático de Emergência. De acordo com a empresa Garmin, o G3000 fará parte da cabine de voo das aeronaves Piper M600 SLS e Cirrus Vision Jet, já em 2020.