Comparativo Diamond DA 62, Baron G58 e Sêneca V – Disputa acirrada

Comparativo Diamond DA 62, Baron G58 e Sêneca V – Disputa acirrada

Diamond DA 62, Baron G58 e Sêneca V: compare esses três bimotores concorrentes e descubra o mais adequado para o seu tipo de operação

 

Diamond DA – 62: o econômico

Já pensou em voar em um bimotor tendo um consumo equiparado ao de uma SUV de luxo, como a Land Rover? A economia é umas das grandes promessas do Diamond DA – 62, a aeronave da empresa austríaca Diamond Aircraft Industries, que utiliza tanto querosene, quanto diesel e permite viajar por até 2.300 km, voando por cerca de nove horas seguidas, sem paradas. No Brasil, o Diamond DA – 62 só está homologado para o uso do querosene, mas, ainda assim, possui alto rendimento e pode ser considerado o menor custo operacional da sua categoria.

A aeronave é equipada com dois motores Austro Engine AE 330 de combustão interna, desenvolvidos pela própria empresa, em parceria com a Mercedes Benz.

Os mesmos são formados por quatro cilindros em linha e por dois turbo compressores que geram, cada um, 180 cavalos de potência. Sua tecnologia utiliza compressão, ao invés de vela de ignição, apresentando uma queima mais limpa; pode chegar a uma velocidade máxima de 355 km/h e, graças aos equipamentos de oxigênio, atinge 20 mil pés de altitude.

Sua fuselagem é feita de fibra de carbono, o que confere leveza à estrutura. Vazia, a aeronave pesa cerca de 1.570 kg e seu peso máximo de decolagem é de 2.300 kg.

Apesar de compacto, tendo pouco mais de nove metros de comprimento, esse avião conta com sete lugares, considerando-se o piloto mais seis passageiros, e oferece bastante conforto e bom aproveitamento do espaço. Seu interior é revestido em couro e possui acabamento primoroso, que remete a carros de luxo.

O painel é equipado com aviônicos Garmin 1000 NXI de última geração, que apresenta processadores mais rápidos, suporte a dados ADS-B, conectividade wireless, incluindo atualização do banco de dados via Garmin Flight Stream; novas funcionalidades para aprimoramento da consciência situacional com o SurfaceWatch, procedimentos de aproximação visual, sobreposição de mapas no HSI, detecção de turbulência, dentre outros avanços, que garantem mais segurança à operação.

Além disso, o Diamond DA – 62 opera em pistas curtas, sendo necessários 480 m de pista para decolagem e 700 para pouso. O investimento para adquirir esse bimotor é a partir de um milhão e quatrocentos mil dólares, considerando-se os modelos mais básicos.

 

Baron G 58: o robusto

O Baron G 58 é o modelo mais sofisticado da clássica aeronave bimotor da Beechcraft, cuja velocidade e a robustez são os principais atrativos. Impulsionada por dois motores da Continental Motors, modelo IO – 550 C, atinge velocidade de cruzeiro de 350 km/h, alcançando até 2.700 km, com o peso máximo de decolagem de 2.500 kg.

A fama por sua capacidade de operar em qualquer tipo de pista, inclusive em pistas curtas e não pavimentadas, fez dele um dos principais aviões utilizados em áreas agrícolas e coorporativas. Com grandes portas e dois compartimentos para bagagem, oferece grande flexibilidade para negócios e lazer.

Fruto de um projeto ousado, essa aeronave possui uma cabine configurável com excelente espaço interno de 137 pés cúbicos, permitindo mais bem-estar aos passageiros que contam com quatro assentos completos, em uma configuração Club Seat, com apoio lombar e de cabeça, além de espaços alternativos para carga ou bagagem.

Luzes de leitura, porta-copos e mesas de apoio também fazem parte do conjunto de itens que proporcionam mais exclusividade para cada passageiro. O G 58 comporta até seis ocupantes, considerando-se o piloto mais cinco.

Assim como o Diamond DA – 62, também utiliza o painel G1000 NXI, com uma interface gráfica aprimorada, hardware poderoso, telas de alta resolução, funcionalidade adicional para melhorar a percepção da situação e tecnologia sem fio opcional. Para adquirir um Baron G 58 novo, o proprietário irá desembolsar em média um milhão e seiscentos mil dólares.

 

Sêneca V: o confortável

O Sêneca V da Piper é uma estrela. Líder em vendas, com mais de seis mil unidades comercializadas em todo o mundo, sua grande aceitação no mercado está relacionada ao conforto, à versatilidade e à segurança que ele proporciona.

Sua enorme e luxuosa cabine proporciona uma visibilidade extraordinária; oferece assentos Club Seat e uma mesa de trabalho; além de espaço de carga destacado para a categoria. Possui capacidade para transportar, com conforto, até seis pessoas, considerando o piloto e cinco passageiros.

Além do considerável espaço interno, o conforto ofertado pelo Sêneca V também é projetado pela estabilidade, garantida por uma inovação do ponto de vista mecânico, que eleva o seu desempenho.

Ele apresenta motores contra rotativos, ou seja, que giram em sentidos opostos, eliminando as limitações impostas pelo “motor crítico”. Essa característica confere à essa aeronave a capacidade de voar como monomotor em caso de desligamento ou falhas em seu funcionamento.

Além disso, opera em condições adversas, como mau tempo, pistas curtas e de terra. Excelente para rotas intermunicipais e interestaduais, a aeronave atende a distintos usos, como voos executivos, escolas de aviação, transporte de malotes, dentre outros.

A carenagem, tomadas de ar e o nariz do Sêneca V foram projetados para aprimorar a ventilação de todos os componentes do motor. Utiliza painel Garmin G1000 NXI, de última geração.

Quanto aos itens de conforto, possui uma geladeira opcional, oxigênio suplementar em voos de altitudes elevadas e ar-condicionado. O peso de decolagem é de 2.073 kg, a velocidade de cruzeiro chega a 170 kt/ 315 km/H e o consumo pode ser mantido em 110 L/h.

 

Comparativo entre as três aeronaves

 

AERONAVES Baron G 58 Diamond DA – 62 Sêneca V
Comprimento 9,09 m 9,19 m 8,7 m
Altura 2.97 m 2,81 m 3,03 m
Envergadura 11,53 m 15m 11,9 m
CABINE      
Ocupação máxima 6 7 6
PESO      
Peso máximo de decolagem 2.495 kg 2.300 kg 2.155 Kg
Peso vazio 1.828 kg 1.570 kg 1.457 Kg

 

CONSUMO 120 litros/hora 44 litros/hora 110 litros/ hora
DESEMPENHO      
Velocidade máxima 202 Ktas

374 km/h

192 Ktas

355 km/h

200 Ktas

370 km/h

Alcance 1.480 NM

2.741 km

1.280 NM

2.370 km

‎828 NM

1.534 Km

Motorização
Motor Cont. TSIO-550-C (2) Austro AE300 (2) Continental TSIO-360-RB (2)
Potência ‎300 hp 180 hp ‎220 hp
PAINEL Garmin G 1000 NXI Garmin G 1000 NXI Garmin G 1000 NXI
PREÇO US$ 1.600.000 US $ 1.400.000 US $1.400.000

 

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A busca por uma aeronave ideal pode acelerar suas vendas, impulsionar sua produção, facilitar sua interação com clientes, parentes e amigos, te ajudar a ganhar tempo, enfim, representa inúmeros ganhos no cotidiano coorporativo ou na vida privada.

Os três bimotores são excelentes opções para operações semelhantes, contudo, as vantagens de cada um deles devem ser observadas na hora de definir a compra.

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