Baron G58: a alternativa para época de crise
Bimotor a pistão apresenta versatilidade e elevada autonomia entre seus diferenciais
A retração da economia nos últimos anos provocou uma notória desaceleração do mercado da aviação no Brasil. Após enfrentar uma das maiores crises de sua história, o setor já dá sinais de recuperação. Em tempos como esse, uma ótima opção é o Beechcraft Baron G58, uma aeronave robusta e com uma autonomia de sete horas de voo. Com valor estimado em cerca de R$ 3 milhões para compra, o modelo norte-americano é um dos mais comercializados neste período e ainda tem como diferencial sua manutenção, cujos serviços são considerados simples e baratos.
Avaliado como uma das aeronaves mais confortáveis da categoria e com uma legião de fãs em todo o mundo, o Baron G58 é um bimotor potente, com excelente alcance e ótima capacidade de bagagem. Um de suas principais características é a versatilidade, já que o modelo se mostra eficaz tanto para viagens a negócio ou a lazer. Outra vantagem é sua flexibilidade operacional: o fato de poder pousar e decolar em pistas curtas e não pavimentadas atende a diversas necessidades.
O primeiro voo, realizado em 23 de junho de 1969, abriu espaço para uma série de inovações e produção contínua que, ao longo desses 50 anos de existência, fizeram do Baron G58 um dos mais populares entre os bimotores a pistão, graças também à combinação de fatores como robustez estrutural e elevada potência.
Com o passar dos tempos, o modelo norte-americano manteve uma evolução constante, sem perder a tradição de uma das aeronaves mais consagradas do mercado da aviação, sempre com diversas melhorias. A mais recente se trata da atualização da aviônica para o Garmin G1000 NXi e do acréscimo de novos equipamentos padrão e opcionais, como painel de áudio Garmin GMA 1360, piloto automático GFC 700 com sistema de controle automático de voo aprimorado (E-AFCS) e radar meteorológico GWX 75 Doppler.
Em seu design, o modelo preserva as principais características da tradicional fabricante Beechcraft, mas incorpora as evoluções do mercado. Com um espaço interno satisfatório e acabamento refinado, a aeronave acomoda, confortavelmente, até seis pessoas em sua cabine (piloto e mais cinco passageiros), e suas poltronas que têm apoio lombar e encostos de cabeça. Além disso, na parte externa frontal, o Baron G58 dispõe de um compartimento de bagagem, garantindo mais comodidade para os passageiros.
A aeronave tem 9,09 m de comprimento e 2,97 m de altura; sua envergadura chega a 11,53 m. Possui peso máximo de decolagem de 2.495 kg, o equivalente a 5.500 libras; carga útil de 705 kg e combustível máximo de 734 litros. Equipada com os mesmos motores Continental IO-550-C de 300 cavalos de potência dos modelos anteriores, o Baron G58 alcança mais de 1.000 milhas náuticas sem escalas, com uma velocidade máxima de cruzeiro de 202 nós, o que corresponde a 374 km/h, que lhe confere uma melhor capacidade de voo. Tudo isso permite uma navegação por satélite mais segura e precisa, inclusive com redução da carga de trabalho do piloto.
São raros os projetos aeronáuticos que resistiram ao inelutável teste do tempo. Graças a sua performance, à boa capacidade de transporte, versatilidade e ao alcance, o modelo é tido como um sucesso total de vendas no Brasil e no exterior, com mais de 6.700 unidades produzidas e entregues em todo o mundo, além de inúmeros adoradores.
Gostou do Beechcraft Baron G58?
A Chamone Aviação Executiva oferece o serviço de inspeção pré-compra, manutenção e venda deste avião, garantindo a alta qualidade por meio de critérios técnicos estabelecidos pelo fabricante.