Segurança garantida ao toque de um botão
Garmin Autoland System: sistema pode realizar pouso de emergência sem intervenção do piloto
No cinema é comum vermos máquinas salvando vidas, por meio do simples toque de um botão, essa imagem, fortemente explorada em filmes de ficção científica, tornou-se realidade na aviação executiva graças ao Garmin Autoland System, que permite que a aeronave pouse, em segurança, em caso de incapacidade do piloto.
Essa inovação que equipa o novo Garmin G 3000, começa a ser introduzida em aeronaves como o Piper M600 e o Cirrus VisionJet, a partir do próximo ano.
O mercado já contava com sistemas de piloto automático programáveis para pouso. Entretanto, considerando a supervisão humana e demonstrando melhor desempenho em algumas condições climáticas.
A novidade trazida pelo Autoland não é apenas a capacidade de realizar pousos instintivos, ele pode determinar as condições adversas, identificar variações climáticas como vento, neblina e temporais; prever obstáculos e calcular, com exatidão, a aproximação considerando fatores externos, quantidade de combustível disponível e o desempenho da aeronave.
Pelo conjunto de suas qualidades, o Autoland System foi apelidado de Autominí; trata-se de um sistema automático preciso, acionado ao toque de apenas um botão, com conectividade global e capacidade de identificação avançada, composto por dispositivo de recepção de frequência e com instrumentos em solo preparados para facilitar o pouso.
Quanto à comunicação com o Controle de Tráfego Aéreo, ele segue protocolos de voo internacionais, podendo alertar sobre a necessidade de equipes de ajuda para possíveis situações de risco vivenciadas pelos passageiros.
Assume também a comunicação por rádio, por meio da frequência mundial de emergência aérea, a 121,5 Mhz e da alteração para o código 7700, que expressa perigo iminente.
Durante todo o processo, os passageiros são orientados sobre as principais decisões feitas pelo sistema em uma linguagem simples e objetiva, com informações sendo exibidas na tela e orientações de segurança sendo fornecidas ao decorrer da manobra.
Além de representar uma tranquilidade aos passageiros, que podem sozinhos acionar o sistema, o Autoland também favorecer os pilotos no papel de backup de emergência e está alinhado com outras ofertas da Garmin, como o Modo de Descida de Emergência e a Estabilidade e Proteção Eletrônicas.